Boca seca de grávida

Você está grávida e com a boca seca?

Aqui está o que pode estar causando isso e algumas outras informações que você deve saber

Você ficaria surpreso ao descobrir que até 20% das pessoas sofrem de boca seca, incluindo mulheres grávidas? Bom, é verdade.

Todo mundo sabe que a gravidez é um momento de excitação e felicidade total, mas também pode ser um momento não tão divertido de sintomas desconfortáveis ​​da boca seca para algumas mães grávidas. Os sintomas padrão incluem dor de garganta constante, dificuldade para falar, cárie dentária e muito mais.

A verdade é que a boca seca é realmente muito comum durante a gravidez e geralmente ocorre durante o primeiro trimestre (semanas 1 a 12). Ah, e se você está se perguntando por que sua boca fica mais seca quando acorda, é porque os sintomas pioram à noite.

Então, o que causa a boca seca relacionada à gravidez?

Vamos direto ao assunto: boca seca acontece durante a gravidez por vários motivos diferentes. Abaixo estão algumas das causas mais comuns:

Maior produção de sangue

Para acomodar o corpo em crescimento, as mulheres na gravidez produzem mais sangue do que as mulheres que não estão grávidas. Quando há mais sangue viajando pelo corpo, mais água é retida, causando boca seca. Sem mencionar, o corpo excreta mais de seus líquidos quando há um aumento na produção de sangue, piorando os sintomas da boca seca.

Diabetes gestacional

O diabetes gestacional é uma forma de diabetes (alto nível de açúcar no sangue) que ocorre apenas em mulheres grávidas. É o resultado de o corpo não conseguir produzir o suficiente do hormônio insulina, que é uma demanda total durante a gravidez.

Tordo
Candida albicans– mais comumente conhecido como levedura – é um fungo encontrado em todos os corpos, grávida ou não. A candidíase se desenvolve quando há um crescimento excessivo de levedura, e é isso que causa uma sensação seca e "de algodão" na boca.

Outras causas incluem:

• Problemas de sono
  • Efeitos colaterais da medicação
  • Metabolismo aumentado
  • Alterações hormonais
  • Desidratação

• Dor de garganta constante
  • Dificuldade em engolir
  • Secura dentro do nariz
  • Sensação de queimação na garganta ou boca
  • Problemas para falar
  • Mudança na fala (rouquidão)
  • Mudança no paladar
  • Cárie dentária
  • Dores de cabeça
  • Sabor metálico na boca
  • Ondas de calor
  • Desconforto abdominal
  • Lábios secos e rachados

Existem outros problemas de saúde relacionados à boca seca durante a gravidez?

Além do diabetes gestacional, a presença de boca seca pode indicar algumas outras condições, incluindo um distúrbio sanguíneo comum chamado anemia e pressão alta.

Se você estiver grávida e com a boca seca, sempre converse com seu médico, mesmo que os sintomas pareçam sutis e não causem dor.

Dicas úteis para encontrar alívio da boca seca agora

Existem várias maneiras de aliviar temporariamente os sintomas desconfortáveis. Abaixo estão alguns remédios populares que podem ajudar:

• Mastigue chiclete sem açúcar para estimular a saliva
  • Pratique bons hábitos de saúde bucal – não esqueça de usar fio dental e escovar!
  • Faça uma dieta equilibrada e nutritiva – tente pular alimentos picantes e ácidos.
  • Durma com um umidificador à noite
  • Beba mais água ou chupe lascas de gelo para manter a boca úmida
  • Evite enxaguatórios bucais com álcool

Como o OraCoat® XyliMelts® pode ajudar *

Juntamente com os remédios acima, produtos como XyliMelts são uma solução segura e eficaz para a boca seca, proporcionando alívio duradouro dia e noite. O XyliMelts é projetado com tecnologia de disco aderente que permanece no lugar por horas e ajuda a aumentar a umidade na boca. Existem muitos benefícios em usar o XyliMelts para combater os sintomas da boca seca:

• Pode ser usado enquanto dorme
  • Nenhum efeito na fala ou aparência durante o uso diurno
  • Aumenta a saliva **
  • Refresca a respiração
  • Dura horas
  • Casacos, hidrata e lubrifica **

* Sempre fale com seu médico antes de iniciar o tratamento para a boca seca com OraCoat XyliMelts ou qualquer outro substituto da saliva.
** Estas declarações não foram avaliadas pela Food and Drug Administration. Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

OR50-112321_PregnancyandDryMouth-Infographic