Nova classificação de doença periodontal e peri-implant

Enquadramento para avaliação e encenação

A EFP desenvolveu um kit para auxiliar os periodontologistas e outros profissionais da área odontológica na implementação da nova classificação em sua prática diária. O kit de ferramentas inclui: diretrizes, apresentações, infográficos e vídeos, além de relatórios do World Workshop.

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 1Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 2

PASSO 1 Novo paciente

Quando vemos um paciente pela primeira vez, devemos primeiro perguntar se ele tem um sistema radiográfico completo de qualidade adequada. Se assim for, devemos avaliar a existência de osso marginal detectável em qualquer área da dentição. Se a perda óssea (BL – perda óssea) é detectável, o paciente pode ter periodontite. Ao mesmo tempo, independentemente das radiografias, devemos visitar clinicamente o paciente e avaliar a perda de adesão clínica interdental (CAL – Clinical Attachment Loss). Se a CAL for detectável, o paciente é um possível caso de periodontite. Se a CAL interdental não for detectada, é necessário avaliar a presença de recessões vestibulares com profundidade de sondagem (DPP) maior que 3 mm. Se tais recessões estiverem presentes, o paciente é um possível caso de periodontite. Se não houver DPP vestibular maior que 3 mm, devemos avaliar o sangramento à sondagem (BOP – sangramento à sondagem) de toda a boca. Se o sangramento está presente em mais de 10% dos locais, o paciente é diagnosticado com gengivite e se presente em menos de 10% dos locais, o paciente é diagnosticado com a saúde periodontal.

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 3

Periodontite: árvore de decisão clínica para estadiamento e classificação Com base em: Implementação da Nova Classificação de Doenças Periodontais: Algoritmos de Decisão para a Prática Clínica e Educação. Journal of Clinical Periodontology, 2019.

PASSO 2 Paciente com suspeita de periodontite

Quando a presença de CAL interdental durante a visita identificou o paciente como um caso suspeito de periodontite, é necessário verificar se a perda do ataque é causada apenas por fatores locais – lesões intra-periodontais, fraturas verticais da raiz, cáries, restaurações ou terceiros molares incluídos. Caso contrário, verifique se a CAL interdental está presente em mais de um dente não adjacente. Se este for o caso, temos um paciente com periodontite e precisamos fazer um diagnóstico periodontal completo por meio do registro periodontal e de um exame radiológico intrabucal completo. Se o gráfico periodontal não mostrar PPD de 4 mm ou mais, é necessário avaliar a BoP de toda a boca. Quando a PCB é maior que 10%, o diagnóstico é de inflamação gengival em paciente periodontal; quando é inferior a 10%, o diagnóstico é um paciente com um periodonto reduzido mas saudável. Se o gráfico periodontal mostrar um PPD de 4 mm ou mais, o diagnóstico é um caso de periodontite que deve ser avaliado com base no estágio e grau.

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 4

PASSO 3a O paciente é um caso de periodontite cujo estágio deve ser estabelecido

Para estabelecer o estágio de um caso de periodontite, as seguintes informações são necessárias: sistema radiográfico, registro periodontal e história periodontal de perda dentária (PTL – história periodontal de perda dentária). Em primeiro lugar, avaliamos a extensão da doença, verificando se a CAL / BL afeta menos de 30% dos dentes (local) ou 30% ou mais (generalizada). Portanto, definimos o estágio da doença avaliando a gravidade (usando CAL, BL e PTL) e complexidade (avaliando DPP, furcas e lesões intraósseas, hipermobilidade dos dentes, trauma oclusal secundário, colapso da mordida, migração, ventilação ou presença de menos de 10 pares de dentes oclusivos).

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 5

PASSO 3b Estádios III e IV e diferenças com I e II

Se o CAL for maior que 5 mm ou se o LB afetar o terço central da raiz ou além, em mais de dois dentes adjacentes, o diagnóstico é o Estágio III ou IV. Se o CAL é de 5 mm ou menos em menos de dois dentes, devemos procurar por lesões de furca (graus II e III). Se estes estiverem presentes, o diagnóstico é no estágio III ou IV. Se ausente, devemos verificar o PPD e se este for maior que 5 mm em mais de dois dentes adjacentes, o diagnóstico é no estágio III ou IV. Se o PPD estiver entre 3 a 5 mm, devemos avaliar o PTL. Se houver PTL, o diagnóstico é estágio III ou IV. Caso contrário, o diagnóstico é estágio I ou II. Quanto à profundidade do bolsão, é necessário aplicar o critério clínico para utilizar o critério de passar dos estágios I e II para o estágio III. Por exemplo, na presença de pseudo-bolsas, a periodontite deve ser considerada no Estágio II.

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 6

O julgamento clínico é necessário ao usar este critério para passar dos estágios I e II para o estágio III. Por exemplo, na presença de pseudo-bolsas, o caso periodontal deve ser considerado como um estágio II.

PASSO 3c Estádios I, II, III e IV

Os estágios I e II são baseados no nível de CAL e BL. O diagnóstico é o Estágio I se: (a) o LB for menor que 15% e (b) LAC tiver entre 1-2 mm. O diagnóstico é o Estágio II se: (a) o LB estiver entre 15% e 33% e (b) o LAC estiver entre 3-4 mm. O diagnóstico é Estágio III se: (a) BL afeta o terço central da raiz ou além, (b) CAL é 5 mm ou mais, (c) PTL tem quatro dentes ou menos, (d) há 10 ou mais pares oclusivos e (e) ausência de colapso da mordida, migração, abanão ou um grave defeito na crista. O diagnóstico é Estágio IV se: (a) BL afeta o terço central da raiz ou além, (b) CAL é de 5 mm ou mais, (c) PTL é mais do que quatro dentes, (d) há menos de 10 pares oclusão ou (e) em caso de colapso da mordida, migração, abanar ou defeito severo na crista.

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 7

PASSO 4 Classificação de classificação quando não há documentos existentes

Quando os exames periodontais anteriores não estão disponíveis, a relação entre a perda óssea e a idade (BL / A, ou seja, perda óssea / idade) deve ser calculada com base no sistema radiográfico. Se BL / A estiver entre 0,25 e 1,0, o diagnóstico é uma periodontite de Grau B. Se for inferior a 0,25, o diagnóstico é de periodontite Grau A: se for mais de 1,0, o diagnóstico é periodontite. grau C. As notas A e B podem ser alteradas se o paciente fumar ou for diabético. Um paciente que fumar 10 ou mais cigarros por dia será alterado para Grau C, enquanto um que fumar menos de 10 cigarros será atualizado para B. Da mesma forma, um paciente diabético com HbA1c menor que 7,0 será melhorado para B e um com HbA1c de 7.0 ou mais, atualizado para C.

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 8

PASSO 4b Classificar a classificação quando a documentação estiver disponível

Se os exames periodontais do paciente estiverem disponíveis, a taxa de progressão da doença nos últimos cinco anos deve ser calculada. Se a progressão for inferior a 2 mm, o diagnóstico é uma periodontite grau B. Se não houve progressão em cinco anos, o diagnóstico é uma periodontite grau A. Se a progressão foi de 2 mm ou mais, o diagnóstico é de periodontite grau C. Os graus A e B podem ser aumentados se o paciente fumar ou for diabético. Um paciente que fumar 10 ou mais cigarros por dia será alterado para Grau C, enquanto um que fumar menos de 10 cigarros será atualizado para B. Da mesma forma, um paciente diabético com HbA1c menor que 7,0 será melhorado para B e um com HbA1c de 7.0 ou mais atualizado para C.

Nova classificação de doença periodontal e peri-implant 9

Mais detalhes

Actas do Workshop Mundial sobre a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-Implantes, co-editado por Kenneth S. Kornman e Maurizio S. Tonetti. Journal of Clinical Periodontology, volume 45, edição S20, junho de 2018.

O processo inclui:
– Papapanou PN, Sanz M, et al. Periodontite: Relatório consensual do grupo de trabalho 2 do Workshop Mundial de 2017 sobre a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-Implantes, S162-S170.
– Herrera D, Retamal-Valdes B, Alonso B. Feres, M. Lesões periodontais agudas (abscessos periodontais e doenças periodontais necrosantes) e lesões endo-periodontais, S78-S94.
– Fine DH, Patil AG, Loos BG. Classificação e diagnóstico de periodontite agressiva, S95-S111.
– Needleman I, Garcia R, Gkranias N, et al. Fixação anual, nível ósseo e perda dentária: uma revisão sistemática, S112-S129.
– Billings M, Holtfreter B, PN Papapanou, Mitnik GL, Kocher T, Dye BA. Distribuição dependente de idade da periodontite em dois países: Resultados da NHANES 2009 a 2014 e SHIP-TREND 2008 a 2012, S130-S148. Tonetti, MS & Sanz M. Implementação da Nova Classificação de Doenças Periodontais: Algoritmos de Decisão para a Prática Clínica e Educação. Journal of Clinical Periodontology, 2019.

Nova classificação de doenças e condições periodontais e peri-implantares

A nova classificação é o resultado do Workshop Mundial sobre a classificação de doenças e condições periodontais e peri-implantares, realizado em Chicago em novembro de 2017. O World Workshop foi organizado conjuntamente pela Academia Americana de Periodontologia (AAP) e pela Federação Européia de Periodontologia (EFP) para criar uma base de conhecimento compartilhada para uma nova classificação a ser promovida globalmente. A nova classificação atualiza a anterior, datada de 1999. Os artigos de pesquisa e relatórios compartilhados do World Workshop foram publicados simultaneamente no Journal of Clinical Periodontology do EFP e no Journal of Periodontology do AAP em junho de 2018. A nova classificação foi apresentada formalmente pelas duas organizações no Congresso EuroPerio9, realizada em Amsterdã em junho de 2018.

Informações sobre o EFP

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) é uma organização guarda-chuva de 35 sociedades científicas nacionais dedicada a promover a pesquisa, educação e conscientização da ciência e prática periodontal. Representa mais de 14.000 periodontistas e profissionais de saúde da gengiva somente na Europa. Além de 31 membros europeus, a EFP recebeu recentemente quatro membros associados internacionais da Ásia, Oriente Médio e América Latina.

O artigo Nova classificação da doença periodontal e peri-implantar vem de Zerodonto.