COVID-19 - Odontologia e o novo Coronavírus: um resumo dos recursos do PubMed

COVID-19 – Odontologia e o novo Coronavírus: um resumo dos recursos do PubMed

A doença de coronavírus 2019, também conhecida como COVID-19, tornou-se rapidamente uma emergência global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou recentemente o pandemia global. O patógeno responsável por essa infecção é o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). Embora o novo vírus COVID-19 seja diferente do SARS-CoV, ele usa o mesmo receptor hospedeiro, ou seja, a enzima de conversão da angiotensina 2 humana (ACE2).

Por que a odontologia é um ramo em risco?

O vírus COVID-19 foi recentemente identificado na saliva de pacientes infectados. A saliva pode desempenhar um papel fundamental na transmissão de homem para homem. Dentistas e outros profissionais de saúde que realizam procedimentos de geração de aerossóis podem, sem saber, prestar atendimento direto a pacientes infectados, mas ainda não diagnosticados com COVID-19, ou àqueles considerados suspeitos. Como na broncoscopia, a inalação de partículas no ar e de aerossol produzido durante procedimentos odontológicos em pacientes com COVID-19 pode ser um procedimento de alto risco no qual os dentistas são diretamente expostos a esse vírus. Portanto, é essencial que os dentistas aperfeiçoem estratégias preventivas para evitar a infecção por COVID-19, com foco no posicionamento do paciente, na higiene das mãos e em todos os equipamentos de proteção individual (EPI).

Figura retirada do artigo: “Rotas de transmissão de 2019-nCoV e controles na prática odontológica” – Peng et al. 2020

Devido às características dos equipamentos e ambientes odontológicos, o risco de infecção cruzada pode ser alto entre dentistas e pacientes. Para consultórios e hospitais em todo o mundo (a epidemia se tornou uma pandemia), protocolos rigorosos e eficazes para o controle de infecções são urgentemente necessários. Devido às características únicas dos procedimentos odontológicos nos quais um grande número de gotículas e aerossóis pode ser gerado, medidas de proteção padrão no trabalho clínico diário eles não são eficazes o suficiente para impedir a propagação do COVID-19, especialmente quando os pacientes estão no período de incubação, eles não sabem que estão infectados ou optam por ocultar sua infecção.

O que os dentistas podem fazer para se proteger e aos pacientes?

L ‘higiene das mãos foi considerada a medida mais crítica para reduzir o risco de transmissão de microrganismos aos pacientes (Larson et al. 2000). O SARS-CoV-2 pode persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias, dependendo do tipo de superfície, da temperatura ou da umidade do ambiente (WHO 2020c). Isso reforça a necessidade de uma boa higiene das mãos e a importância da desinfecção completa de todas as superfícies nas clínicas odontológicas. Cada superfície da sala de espera deve ser considerada em risco; portanto, além de garantir uma troca de ar periódica adequada, todas as superfícies, cadeiras, revistas e portas que entram em contato com profissionais de saúde e pacientes devem ser consideradas “potencialmente infectadas”. Pode ser útil disponibilizar desinfetantes e máscaras alcoólicas para pacientes em salas de espera. Todo o sistema de ar condicionado deve ser higienizado com muita frequência.

Recomendamos o uso de equipamento de proteção individual (incluindo máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção ou protetores faciais) para proteger a pele e as membranas mucosas do (potencialmente) sangue ou secreções infectados. Como as gotas respiratórias são a principal via de transmissão do SARS-CoV-2, os respiradores particulados (por exemplo, máscaras N-95 autenticadas pelo Instituto Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho ou máscaras FFP2 padrão estabelecidas pelo União Européia) são recomendados para a prática odontológica de rotina.

A prática de gerenciamento da área de operação deve ser bastante semelhante à de outros pacientes que sofrem de doenças infecciosas e altamente contagiosas. Sempre que possível, a equipe deve trabalhar a uma distância adequada dos pacientes; Além disso, as peças de mão devem estar equipadas com dispositivos anti-refluxo para evitar contaminação, aumentando o risco de infecção cruzada. Os dentistas devem adotar medidas de proteção pessoal e evite ou minimize operações que possam produzir gotas ou aerossóis. A técnica de 4 mãos é útil para controlar a infecção. O uso de ejetores de saliva de baixo ou alto volume pode reduzir a produção de gotas e aerossóis (Kohn et al. 2003; Li et al. 2004; Samaranayake e Peiris 2004).

Recomendações úteis para a prática odontológica – como avaliação do paciente e exame oral ou tratamento de emergência – são encontradas em L. Meng1, F. Hua2 e Z. Bian1 e também em Xian Peng1, Xin Xu1, Yuqing Li1, Lei Cheng1, Lei Cheng1, Xuedong Zhou1 e Biao Ren (ver bibliografia).

A necessidade de parar e a necessidade de diretrizes claras

Em 15 de março de 2020, o New York Times publicou um artigo intitulado “Os trabalhadores que enfrentam o maior risco de coronavírus“, No qual um esquema impressionante descreveu que os dentistas estão entre os trabalhadores mais expostos ao risco de serem afetados pelo COVID-19. Como mencionado acima, é essencial fornecer diretrizes claras e simples para o gerenciamento de pacientes odontológicos e tornar os dentistas trabalhando seguros contra qualquer risco.

o transmissão do vírus ocorre principalmente por inalação, ingestão e contato direto das mucosas com gotículas de saliva; Também é essencial lembrar que o vírus pode sobreviver nas mãos, objetos ou superfícies que foram expostas à saliva infectada.

COVID-19 - Odontologia e o novo Coronavírus: um resumo dos recursos do PubMed 1

Figura retirada do artigo do New York Times: Os trabalhadores que enfrentam o maior risco de coronavírus

Embora as práticas odontológicas tenham sido encerradas em alguns países durante o surto, um grande número de pacientes de emergência ainda vai a cirurgias odontológicas e hospitais para tratamento. De qualquer forma, as diretrizes mais recomendadas indicam que os dentistas devem evitar agendar qualquer paciente: apenas emergências deve ser considerado para intervenção durante a epidemia COVID-19. Essa ação pode reduzir drasticamente os contatos interpessoais, o tempo de espera do paciente nos consultórios odontológicos e, em geral, as condições que predispõem o paciente a ser infectado.

Conclusões (23 de março de 2020)

O tratamento para COVID-19 é basicamente baseado em medidas de contenção: na China e na Coréia do Sul, a aplicação severa dessas intervenções reduziu regular e drasticamente novos casos, e essa experiência mostra que é possível reverter o crescimento da epidemia a curto prazo. Muitos países estão estudando para obter uma possível vacina o mais rápido possível. Enquanto isso, os médicos estão testando medicamentos promissores para aliviar os sintomas e todos os países estão tentando evitar a crise nos sistemas de saúde.

acima de um mapa mundial atualizado da infecção

Não há dúvida de que a significativa limitação de atividades clínicas e cirúrgicas no setor médico e odontológico representou uma medida de grande impacto – negativo – na economia do setor. No entanto, essa intervenção drástica pode permitir proteger a saúde e a segurança dos cidadãos e conter a expansão do COVID-19.

Em sua página na web, a American Dental Association (ADA) publicou um link para perguntas frequentes, úteis para profissionais do setor odontológico, especialmente em relação a equipamentos de proteção individual e comunicação com os pacientes.

bibliografia

• Meng L, Hua F, Bian Z.

Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19): Desafios Emergentes e Futuros para Medicina Dentária e Oral.

J Dent Res. 2020 Mar 12: 22034520914246

• Peng X, Xu X, Li Y, Cheng L, Zhou X, Ren B.

Rotas de transmissão de 2019-nCoV e controles na prática odontológica.

Int J Oral Sci. 2020 3 de março; 12 (1): 9

• Sabino-Silva R, Jardim ACG, Siqueira WL.

O coronavírus COVID-19 afeta a odontologia e o potencial diagnóstico salivar.

Clin Oral Investig. 2020 20 de fev

• Spagnuolo G., De Vito D., Rengo S., Tatullo M.

Surto de COVID-19: uma visão geral sobre Odontologia.

Int J Env Res Publ Health, 2020; 17: 2094

AVISO LEGAL: Este é basicamente um resumo dos conceitos mais importantes retirados dos artigos publicados no PubMed on Dentistry e do novo coronavírus. O objetivo é popular. Como ponto de referência para dentistas na Web, queremos ajudar todos a obter informações claras e confiáveis.

O artigo COVID-19 – Odontologia e o novo Coronavírus: um resumo dos recursos do PubMed vem de Zerodonto.

2 Workshop Construindo Sorrisos